Dança Pélvica, como ela atua na saúde integrativa das mulheres?

O que é a dança pélvica e como ela funciona?

A Dança Pélvica é um método que promove uma conexão entre o corpo e a mente, fundamentada na fisioterapia pélvica, yoga, meditação e na respiração consciente. 

O objetivo é o fortalecimento e o relaxamento da pelve e dos músculos do assoalho pélvico. Além disso, a prática regula os hormônios femininos e oferece uma ação calmante sobre o corpo e a mente. 

Estimulando a região pélvica, oferece alívio para cólicas e dores, enquanto promove relaxamento, renovação e criatividade após cada aula.

Com efeitos positivos e abrangentes, a Dança Pélvica impacta áreas como TPM, libido, sexualidade, ansiedade, constipação, menopausa, dor pélvica, endometriose, SOP, escape de urina e outros distúrbios da saúde feminina. 

Com o crescente reconhecimento da importância do autocuidado e da conexão mente-corpo, a Dança Pélvica surge como uma prática inovadora e inclusiva, convidando mulheres a se reconectarem com sua essência e a encontrarem equilíbrio em suas vidas. 

Como você começou a se interessar pela relação da pelve com a dança e como foi o processo de criação do método?

Desde os meus 3 anos eu pratico aulas de dança. Ao  longo de toda a minha vida pratiquei ballet, jazz, hip hop e flamenco, a dança sempre foi um refúgio, uma forma de aliviar a ansiedade e viver no momento presente. 

Mais tarde, quando  estava cursando a faculdade de fisioterapia, fui fazer um check up na ginecologista e no exame transvaginal foi constatado que eu estava com ovários micropolicísticos. Ovários nessa condição são normais em mulheres que não fazem uso de hormônios sintéticos, mas pode significar que algumas ovulações não estão acontecendo de forma efetiva. 

Geralmente indicam para as mulheres tomarem anticoncepcional nesses casos, mas eu não queria. Então a médica me indicou fazer Dança do Ventre, pois é uma dança que ajuda na SOP, justamente por ter movimentos de quadril e por ativar endorfina e serotonina, o que ajuda nessa regulação hormonal.

Como na época eu já estava estudando movimentos pélvicos e seus benefícios, entrei mais a fundo nesse estudo, comecei a praticar sozinha em casa e os efeitos foram maravilhosos – a minha pele melhorou, comecei a perceber melhor as fases do meu ciclo menstrual e a falta de energia que eu enfrentava no dia a dia foi diminuindo. 

Foi assim que criei esse método: estudando os movimentos da pelve e seus benefícios e aliando tudo isso com a dança que faz essa conexão do corpo com a mente. Isso torna a Dança Pélvica uma prática de fisioterapia integrativa, que cuida da saúde da mulher como um todo. 

 

Como a dança pélvica ajuda na sexualidade e libido? E em outras áreas da vida?

A dança por si só libera serotonina e endorfina que é o hormônio do prazer. 

Por ser um grande tabu, o corpo da mulher, principalmente a região pélvica, ainda é um lugar de muitos acúmulos, travas e tensões, essas limitações podem levar a mulher a baixa libido, anorgasmia, desconexão com sua sexualidade e sensualidade. 

A Dança Pélvica e os movimentos pélvicos, auxiliam as mulheres a abrir as suas pelves para o prazer e em todas as áreas da sua vida. 

Auxilia na ansiedade, cansaço, ajuda com o inchaço nas pernas e também melhora os relacionamentos amorosos! 

 

Existem passos ou exercícios que as mulheres possam fazer em casa? Pode indicar pelo menos 3 e dizer o benefício de cada um deles?

Sim, existem três exercícios que trazem muitos benefícios com a prática regular. São eles:

  1. Círculo de quadril: com as pernas abertas e os joelhos levemente dobrados, você faz movimentos circulares para um dos lados por 10 vezes e depois troca para o outro lado. 
  2. Encaixe de quadril: sentada, encaixe seu quadril levando o umbigo nas costas e depois volta para a postura normal, faça esse movimento 10 vezes 
  3. Cócoras: para quem pode é importante sempre praticar a postura de cócoras, com os pés virados levemente para fora e com as pernas abertas vai descendo na posição do ‘’sapo’’ e fique por 15 segundos fazendo movimentos bem sutis com as pernas. 

É importante que em todos os movimentos, você respire profundamente. 

Gostou? Então compartilhe e espalhe conhecimento ;)

Preencha e garanta conteúdos exclusivos

2023 Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Josué S. Digitais